Dinâmica de Grupo

 

Associação Solidariedade Sempre busca por meio de uma abordagem responsável, a formação de uma sociedade mais justa e democrática a todos, considerando e valorizando os participantes do projeto como constituintes de uma identidade solidária e digna.

Trabalhar com adolescentes de maneira responsável e comprometida, do ponto de vista ético, significa proporcionar as aprendizagens de conteúdos e desenvolvimento de capacidades para que possam intervir e transformar a comunidade de que fazem parte, fazendo valer o princípio de dignidade e criando espaços de possibilidade para construção de projetos de felicidade.

As dinâmicas de grupo propiciam um ambiente acolhedor e criam a capacidade de expressão consciente e responsável em cada aluno. É através de diferentes temas, do apoio sólido embasado nos valores éticos e das técnicas participativas que a aprendizagem espontânea acontece. O desenvolvimento da discussão e reflexão em grupo, a ampliação do conhecimento e o aperfeiçoamento de cada indivíduo possibilitam criar, formar e transformar os adolescentes através das relações de amizade, solidariedade e interação.

Desenhar, escrever, imaginar, contar histórias, representar, dançar e conversar, são alguns métodos utilizados nas dinâmicas de grupo que, além de despertar a criatividade, também proporciona o crescimento e a reestruturação da personalidade dos alunos.

A abordagem utilizada é voltada para o desenvolvimento do aluno como indivíduo e a inserção dele na sociedade como uma pessoa que valoriza seu potencial.

Espera-se que o adolescente não seja apenas mais um na sociedade, mas que ele seja um agente transformador no mundo.

 

 

Palestras e Passeios:

A Associação Solidariedade Sempre acredita que é possível ampliar o conhecimento dos adolescentes através da cultura, do lazer e do aprendizado a partir de novas experiências. Partindo desse princípio, eles participam de atividades extras como palestras, que abordam diferentes temas, e passeios para vários lugares, como visitas a universidades, museus, bibliotecas, empresas, teatros, cinema, reservas ecológicas, entre outros.