Orquestra de Câmara

A partir de 2009, a Associação deu início à formação de uma Orquestra de Câmara, visando oferecer estímulos aos jovens para o desenvolvimento da cultura musical, por meio do aprendizado de estruturas da teoria musical e de técnicas instrumentais. Este trabalho é de suma importância para a formação destes adolescentes, pois muitos têm descoberto suas aptidões musicais e desenvolvido suas potencialidades. Além de suas comunidades específicas, outras de Londrina e região estão beneficiando-se através das apresentações musicais realizadas pela Orquestra de Câmara Solidariedade Sempre.

orquestra de camara

A orquestra de câmara é um grupo instrumental composto por um número menor de músicos e de instrumentos musicais se comparada a uma orquestra convencional. O nome “câmara” se refere ao local onde são realizadas as apresentações que, nesse caso, são em ambientes restritos, com uma atmosfera mais íntima e para um público reduzido.

Embora a orquestra de câmara seja uma das organizações que executa música de câmara, o que a diferencia dos demais grupos musicais de câmara é a participação de um regente durante as apresentações.

No início das aulas em fevereiro de 2009, a orquestra de câmara era composta por 15 adolescentes, que se distribuíam em 6 violinos, 2 violas, 2 violoncelos, 2 flautas transversais, 1 clarinete, 1 trompete e 1 trombone. Hoje, com a ampliação das vagas, ela é composta por 54 adolescentes, que se dividem em 23 violinos, 4 violas de arco, 4 violoncelos, 3 contrabaixos, 3 flautas transversais, 3 clarinetes, 2 oboés, 3 fagotes, 5 trompetes, 2 trombones e 2 saxofones. Destes 54 adolescentes que estudam instrumentos de orquestra, 25 fazem parte da Orquestra de Câmara Solidariedade Sempre. A medida que os adolescentes avançam em seus estudos musicais, eles passam a integrar à Orquestra.

Os ensaios acontecem duas vezes por semana, na quarta- feira e sexta- feira no período vespertino, sob a batuta do Maestro Flavio Collins, que também assina a maioria dos arranjos. Quando aumenta o número de apresentações os ensaios são ampliados, ocorrendo também em outros dias da semana. Em nossa Associação também contamos com a Orquestra de Câmara iniciante, com ensaios no período matutino, com oficinas regidas por Thiago Silva.

Constam no repertório da Orquestra o Hino Nacional Brasileiro, Hino a Londrina, Bist Du Bei Mir (J. S. Bach), Carinhoso (Pixinguinha), Samba de La Cumparsita (Gerardo Matos Rodrigues), Caresse Sur L’Oceon (Bruno Coulais), Eu Sei Que Vou Te amar (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), entre outras.

Responda